quarta-feira, maio 28, 2008

A CIDADANIA E O PODER AUTÁRQUICO

Li algures que os blogues são uma arma democráticamente terrível para os políticos instalados. Li também que muitos criticam o facto de a maioria dos blogues que atacam o poder autárquico serem anónimos ou usarem "nicknames". Anónimos ou não, os blogues exercem uma grande influência no poder! Intimidam! Porquê? Porque contam verdades! E a verdade incomoda a quem anda afastado dela! Os blogues anónimos ou sob pseudónimo, podem ser facilmente investigados e identificados os seus autores, caso cometam algum crime. Daí, viverem em paz consigo próprios e como manda o ditado popular, "quem diz a verdade não merece castigo", avancemos:

Sobretudo nos municípios pequenos, as assembleias municipais são autênticas reuniões de compadres, e a diferença entre acomodados e oposição é que uns se sentam à direita e outros à esquerda. Alguns opositores mais cautelosos, como é o caso de alguns presidentes de junta, até têm o cuidado de não se sentarem muito perto de alguém que tenha o hábito de fazer perguntas incómodas ao "senhor presidente". Não vá ser confundido e acabar-se-lhe a torneira aberta! Durante um mandato (quatro anos), noventa por cento dos eleitos não abre a boca a não ser para bocejar: limita-se a sentar, acenar com a cabeça consoante o interesse e aguardar pelo cheque de presença!

Em algumas assembleias de freguesia chega-se ao cúmulo de, sorrateiramente, se mandar calar o presidente da junta, porque "não é bem aquilo que ele quer dizer" e não vá comprometer! A "oposição" ri-se... claro! Não sabe o que se passa e tampouco faz um esforço para perceber.

Nas campanhas eleitorais, o porco assado no espeto e a "vinhaça" falam pelos candidatos! Não há necessidade de discurso e depois com barriga cheia e narizes vermelhos quem está disposto a ouvir discursos?

Muitas "estórias do arco da velha" se poderiam contar, mas fiquemos por aqui. Não se pode baixar a guarda! Quem elege, tem o direito e o dever de pedir contas. A cidadania deve ser exercida, cada vez mais pelos eleitores! E os bloguistas, anónimos ou não, são eleitores.

2 comentários:

Arnaldo Reis Trindade disse...

Estou com você amigo e acho que não só aí em Portugal, como aqui no Brasil e em centenas de outros países os blogueiros-eleitores e todos os outros eleitores tem o direito e o dever de escolher seu líder, seja ele municipal,estadual ou o Presidente ou 1°Ministro de seu país e devem lutar para que as promessas dos que por eles foram escolhidos sejam cumpridas e que estes façam valer as vossas palavras.

Abraço.

Carlos Rebola disse...

Olá Sifrónio

Já começam a surgir opiniões de que a blogosfera (verdadeira tribuna de exercício de cidadania em liberdade de expressão. Deve ser "amansada" com legislação adequada. Estejamos atentos a esta corrente de opinião que está a fazer campanha com os meios que têm à disposição que parece não terem limites. Quanto às autarquias a maioria continua a ser “caciquista” ao serviço de alguns.
Um abraço
Carlos Rebola