A CIDADANIA E O PODER AUTÁRQUICO
Sobretudo nos municípios pequenos, as assembleias municipais são autênticas reuniões de compadres, e a diferença entre acomodados e oposição é que uns se sentam à direita e outros à esquerda. Alguns opositores mais cautelosos, como é o caso de alguns presidentes de junta, até têm o cuidado de não se sentarem muito perto de alguém que tenha o hábito de fazer perguntas incómodas ao "senhor presidente". Não vá ser confundido e acabar-se-lhe a torneira aberta! Durante um mandato (quatro anos), noventa por cento dos eleitos não abre a boca a não ser para bocejar: limita-se a sentar, acenar com a cabeça consoante o interesse e aguardar pelo cheque de presença!
Em algumas assembleias de freguesia chega-se ao cúmulo de, sorrateiramente, se mandar calar o presidente da junta, porque "não é bem aquilo que ele quer dizer" e não vá comprometer! A "oposição" ri-se... claro! Não sabe o que se passa e tampouco faz um esforço para perceber.
Nas campanhas eleitorais, o porco assado no espeto e a "vinhaça" falam pelos candidatos! Não há necessidade de discurso e depois com barriga cheia e narizes vermelhos quem está disposto a ouvir discursos?
2 comentários:
Estou com você amigo e acho que não só aí em Portugal, como aqui no Brasil e em centenas de outros países os blogueiros-eleitores e todos os outros eleitores tem o direito e o dever de escolher seu líder, seja ele municipal,estadual ou o Presidente ou 1°Ministro de seu país e devem lutar para que as promessas dos que por eles foram escolhidos sejam cumpridas e que estes façam valer as vossas palavras.
Abraço.
Olá Sifrónio
Já começam a surgir opiniões de que a blogosfera (verdadeira tribuna de exercício de cidadania em liberdade de expressão. Deve ser "amansada" com legislação adequada. Estejamos atentos a esta corrente de opinião que está a fazer campanha com os meios que têm à disposição que parece não terem limites. Quanto às autarquias a maioria continua a ser “caciquista” ao serviço de alguns.
Um abraço
Carlos Rebola
Enviar um comentário