domingo, junho 22, 2008

SAÚDE, UM NEGÓCIO.

Cresci a ouvir esta máxima: "com a saúde não se brinca". Mas, hoje ao passar os olhos pelos jornais online deparei com a notícia que levanta a suspeita de que alguém anda a brincar com a nossa saúde.

Segundo Isabel Vaz, "o objectivo não é perder clientes, que até podem ir a outro lado".

Esta afirmação não agradará certamente à comunidade médica, se esse "outro lado" for Cuba, atentas as afirmações recentes do Director do Serviço de Oftamologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, de que os doentes Portugueses deslocados a Cuba corriam sérios riscos, pois o país em questão era "tecnicamente atrasado". Só por ódio político se pode fazer uma afirmação tão grosseira e isenta de verdade!

Além de haver quotas de primeiras consultas, "porque os médicos têm de seguir outros doentes", ... "há quotas a nível global para cada cliente. Não podemos ter no hospital só doentes da ADSE", que já representa 20% do negócio.

Negócio?!!! Qual negócio?! A saúde?!

O estabelecimento de quotas justifica-se sobretudo porque "há movimentos no sentido de acabar com a ADSE".

Que movimentos? O governo? A comunidade médico-farmacêutica? As seguradoras?

Todo este discurso é hoje possível, porque os sucessivos governos mais não fizeram do que enfraquecer o papel do Estado no que concerne à defesa dos direitos mais elementares dos cidadãos (saúde, educação, habitação, trabalho). Hoje, falar da "saúde-negócio" é um lugar comum e o cidadão para mais não serve do que pagar impostos!

Maldito capitalismo!

2 comentários:

Carlos Rebola disse...

Não tarda que se lembrem e implementem a taxa de saúde para aqueles que não têm dinheiro para as farmácias, para as taxas moderadoras e para os transportes aos centros de saúde (táxi). Então como pelo cruzamento de dados não recorrem ao (SNS?) são saudáveis e por isso são privilegiados que usufruem dum bem "saúde" que deve ser taxada.
O capitalismo selvagem em acção, está aí... com muita propaganda que não chega aos calcanhares de Joseph Goebbels.
Um abraço
Rebola

Carminda Pinho disse...

Amigo Carlos,
isto está tudo feito para acabar com o SNS.
Nunca fui utente da ADSE, mas os direitos que tinham tendem a acabar. Não é por acaso que os funcionários do Estado, muitos deles já têm seguros de saúde, assim como a maior parte dos trabalhadores dos privados.
A saúde em Portugal, é mesmo um negócio, não duvide.

Abraço