sexta-feira, setembro 21, 2007

ÉTICA? QUE ÉTICA?

Citando o "Coelhone" do saudoso Contra Informação: "Vou-me chamuscar todo"! Ou então nem tanto! "Talvez saia só um pouco chamuscado". É que nesta matéria eu confesso que só tenho dúvidas. Então é assim: Deve o Bastonário da Ordem dos Advogados patrocinar clientes? Defender causas?
Pela mesma ordem de ideias: Deve o Comandante-Geral da GNR participar (no terreno) nas operações stop? No patrulhamento das povoações? Deve um chefe de Estado de um país em guerra, combater na frente de batalha?
Quando cheira a dinheiro e a fama, manda-se a "Ética" às urtigas? Será que a ética já não é um valor fundamental? Alguém me sabe responder?

1 comentário:

Rato disse...

Vejo que a tua prosa tem aceitação no Oriente!
O Senhor Bastonário é um "primus inter pares", como tal tá bem!
Pessoalmente não vejo impedimento, se o homem é bom, é disso é que se precisa.
Chefe dos "guardilhas" a patrulhar. Apanhar frio,chuva,vento e sol. Comer umas bifanas e beber umas imperiais em tascas rascas à beira da estrada, onde páram os camionistas. Não posso estar mais de acordo.
O Presidente ou o Rei irem para a frente de batalha.Não seria novidade, e assim antes de "para Angola rapidamente e em força" ou numa versão mais moderna "para o Afeganistão, Iraque ou Jugoslávia porque os americanos querem". Pensariam duas vezes e diriam como aquele velho Almirante quando era comandante de um destacamento de fuzileiros na Guiné. Após o desembarque e nos confrontos que se seguiram mataram um "turra". O oficial imediato queria aproveitar a embalagem e ir atrás do grupo. Aqui o então comandante do destacamento diz para o imediato: - "Calma antes que eles empatem!". Bem dito e bem visto. Ainda é vivo e que assim se conserve.