quinta-feira, setembro 13, 2007

PATRIOTISMO LUINGUÍSTICO

Há uns anos, numa passagem por uma cidade alemã, desorientei-me e não sabia voltar ao ponto de partida. Não falo alemão e como "arranho" um pouco de Inglês e Francês, perguntei a um transeunte, qual a direcção que devia tomar, porque estava perdido. O indivíduo respondeu-me em Inglês que "não falava para estrangeiros noutra língua que não fosse o Alemão" e que eu para me desenrascar tinha que falar também em Alemão. Agradeci a "amabilidade" e lá continuei, deambulando, até que descobri o caminho de regresso.
Por esta altura, há pessoas da minha família que se deslocam a Espanha. Eu ligo para o Hotel onde estão alojados, através do Skype por ser mais barato, porque essa treta do "roaming" dos telemóveis é uma roubalheira. Como também não falo Espanhol, à primeira tento que me percebam em Português: "non t'endiendo" é a resposta que levo! Então, volto a ligar e falo, variavelmente, em Francês ou Inglês e lá me encaminham a chamada (talvez com vénia e o rabo para o ar). Lá, os meus, também levam com o "non t'entiendo" sempre que solicitam qualquer informação.
Nós em Portugal, estamos sempre disponíveis para falar pelos cotovelos, qualquer língua que nos seja solicitada! Veja-se o caso do Algarve: eles vêm, impõem a sua língua e cá estamos nós, "poliglotas", prontos para os aturar! Eu disse "estamos" mas eu não estou! Era o que faltava!!! Estou agradecido ao transeunte alemão! Não falo para estrangeiros senão em Português. Eles que se desenrasquem, mas comigo, só em Português!
Nota: O Português é a 3ª língua europeia mais falada no Mundo, atrás do Castelhano (1ª), do Inglês (2ª) e à frente do Francês (4ª), do Russo (5ª) e do Alemão (6ª). Em termos absolutos o Português ocupa a 5ª posição à frente do Francês (6ª), do Russo (8ª) e do Alemão (10ª).

1 comentário:

Rato disse...

Incluíndo o Brasileiro!