quarta-feira, março 28, 2007

ENERGIAS E COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS


Há décadas que pessoas responsáveis vêm alertando para os perigos da poluição e do esgotamento dos recursos naturais. Há décadas que os Amigos da Natureza chamam a atenção do mundo, principalmente dos países desenvolvidos (aqueles que maior responsabilidade têm nesta matéria), para o problema. Há décadas que membros de associações ambientalistas são incomodados, perseguidos, e até presos.

Surge agora, o interesse pelas energias limpas (isto é, sem petróleo). Porquê só agora o "poder" ou a "ordem mundial" toma consciência ambiental? Surgiu uma "nova ordem"? Ou porque o "amigo americano" se interessou por tal matéria? Talvez! Mas também e outra vez, o lobo vem disfarçado de cordeiro.

O interesse neste tipo de energia é, pura e simplesmente, económico. Vejamos o caso do biodiesel (produzido a partir de óleos vegetais), etanol e outros produtos refinados. Pois bem, no caso do biodiesel, exige-se cultura intensiva (as economias de mercado assim aconselham) de girassol, colza, milho e outras oleaginosas, utilizando enormes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas, com estrondoso impacto nos lençois freáticos e correntes superficiais com a consequente contaminação, irreversível, da água. Já no caso do etanol, além dos problemas causados pela cultura intensiva da cana do açúcar, por exemplo, são necessários quatro litros de água para produzir um litro de ácool.

Quem cultiva/subsidia? Obviamente, as grandes multinacionais ligadas também à produção de produtos químicos para a agricultura e dos "famosos" transgénicos.

A energia e os combustíveis tornar-se-ão mais baratos? Claro que não! E já temos exemplos.

E o bem mais precioso do mundo, a água? Pois, por enquanto vai-se camuflando com aditivos para habituar o "Zé" aos novos sabores e se o petróleo pode demorar pouco mais de uma década a esgotar, a água nem de tanto tempo precisará!

Há solução? Claro que há, basta para isso admitir o óbvio: O sol, o vento, as marés e as correntes (marítimas ou fluviais) são, quer se queira, quer não, as grandes fontes de energia! É preciso aproveitá-las, mas... com racionalidade!

2 comentários:

Anónimo disse...

Um livro interessante é: "O Fim do Petróleo - o grande desafio do século XXI", publicado pela Bizâncio, Abril 2006.
Para ficar com uma ideia do que o livro diz é ver este link:
http://resistir.info/energia/kunstler_cap_4.html
Para aqueles que acreditarem que a profecia se vai realizar convém ler este:
http://www.crisisenergetica.org/staticpages/index.php?page=20040908160821726
E já agora antes de partirem, um cálculo da derrota (não é erro, como alguns poderão pensar!), não faz mal a ninguém:
http://www.crisisenergetica.org/staticpages/index.php?page=20040908162442122

Anónimo disse...

Ligada a esta questão anda uma outra denominada: "Aquecimento global".
Um link que trata esta questão:
http://mitos-climaticos.blogspot.com/
Hoje por exemplo podemos ler:
http://www.alerta.inf.br/
Mais concretamente:
http://www.alerta.inf.br/index.php?news=721