quinta-feira, outubro 25, 2007

A PREVISIBILIDADE DA POLÍTICA

Dos meus tempos de liceu, lembro-me de haver uma disciplina chamada "Introdução à Política". Se a memória não me atraiçoa, esta disciplina dava a conhecer algumas teorias de grandes pensadores. Na época, porque o pensamento histórico-filosófico não estava muito ao alcance da compreensão de um jovem de 17 anos, ainda por cima acabado de sair dum sistema de ensino duro (que o era antes do 25 de Abril de 1974) aquilo que eu lia ou "estudava" no "Processo Histórico" era qualquer coisa de fascinante! Sabia que a maioria dos pensadores era de origem burguesa, mas de qualquer modo, achava que se aquelas "teorias" fossem postas em prática, a sociedade certamente caminharia para a "quase perfeição". Pensava também que os políticos tinham uma base sólida de formação política para exercerem altos cargos. Puro engano!
Passados todos estes anos verifico que para se ser político, basta ser "empreiteiro" para a política local, ou ter um "canudo" para a política nacional. Por isso a política praticada por estes senhores é tão previsível! Não estudaram política!
Vem isto a propósito do pseudo-tratado de Lisboa: o tratado está feito, mas agora tem de ser ratificado! E como? Pelos parlamentos nacionais ou através de Referendo? É óbvio que a estes políticos europeus previsíveis, só interessa a solução parlamento, porque se não, terão alguns dissabores! Fico á espera que o PR se manifeste, tal como se manifestou aquando do referendo para o aborto, a menos que este assunto não seja "de maior importância para o país".

1 comentário:

Rato disse...

Enquanto se tratou de fazer dinheiro, as coisas foram andando. Agora passar a deixar que uma cáfila de abexins decidam que devo passar a pagar um imposto exagerado, para poder beber um copo de vinho, ou mesmo ser proibido de o fazer, porquer meia dúzia de protestantes calvinistas acham que são possuidores da verdade. Não aspiro à união política com Espanha, contrariamente a D. saramago. Este país é uma bosta, os políticos são um superlativo de bosta. Mas foi aqui que nasci, não fugi antes da guerra também não emigrei. Tenho dúvidas se valeu a pena o 25 de Abril. Tenho dúvidas se vale a pena esta Europa. Por isso REFERENDO e JÁ!!!