terça-feira, maio 15, 2007

QUEM FICA COM AS MAIS VALIAS?

Quem compra uma casa, a usa durante cinco, dez, vinte ou mais anos e a vende para comprar outra maior ou melhor (porque para melhor muda-se sempre) está sujeito (condenado) ao pagamento das ditas mais valias. Porquê? Porque vendeu, por um preço superior ao da compra (regra geral). Então, a diferença entre o preço de venda e o preço de compra é considerada "mais valias" e, por isso, taxada pelo Estado.

Mas vamos ao fundo da questão, com um exemplo que é a base de milhares, senão de milhões de casos: A casa (apartamento) foi comprada com recurso ao Crédito à Habitação (o que, actualmente, está ao alcance de uma pequena minoria). Custou 80.000€ há uns anitos e, o banco, como eu sou um "tipo porreiro" fez-me um "spread" baixo e aplicou-me uma taxa de juro anual de 3,15%, indexado à Euribor a três meses (porque o juro está a subir. Se estivesse a descer, como eu sou um "gajo porreiro" o banco aconselhava-me a euribor a seis meses) e emprestou-me o dinheirito na totalidade, porque eu sou um "gajo porreiro".

Fiquei encantado da vida porque consegui um empréstimo que nem toda a gente consegue e o banco até me deu "facilidades"!
Ao fim de cinco anos preciso de mudar de casa e então consigo vender o apartamento por 90.000€ (a casa desvalorizou mas a inflacção deu uma ajudinha). Fazendo as contas: tirando o preço de custo (80.000€) ao da venda (90.000€) dá um lucro de 10.000€. Contas fáceis! É a este lucro que se chama "mais valias". Tenho que as declarar no IRS e pagar à volta de 750€ de imposto (mais ou menos... coisa pouca). Entretanto, o banco já me penalizou em mais 3% sobre o restante capital em dívida que eu amortizei (não cumpri o contrato do empréstimo que era de 25 anos).
E agora vem o mais sério: Enquanto eu estive cinco anos a usufruir do apartamento estive a pagar os juros acima referidos (Então? Tínhamo-nos esquecido?). Feitas as continhas, paguei de juros ao fim destes cinco anos, 11.788,23€. Espantoso! E eu que tenho o "privilégio" de ter direito ao crédito!

Então que pôrra é essa das mais valias? Então que merda de lucro é que eu tive para ter que pagar os 750€ que somados aos 11.788,23€ dos juros dão um total de 12.538,23€? Tirando os míseros 10.000€ (as mais valias) chego à conclusão que nem tenho casa nem dinheiro para dar de entrada para outra! Andei cinco anos a ser espoliado! Fiquei com saldo negativo de 2.538,23€! Fui roubado e estou na rua!

No entanto continuo a ser um "gajo porreiro" e a ter direito ao crédito! Formidável!

1 comentário:

Rato disse...

O caso é sério e merece estudo.
"Mais-valia" que o mercado de arrendamento funcionasse. Eu já me tinha visto livre dos brasileiros que instalaram a favela ao pé de mim.
Tal como na anedota do filho que diz ao pai que é "gay" (espero que seja assim que se escreva!).
Eu respondo:
- Não, tu não pagaste "mais-valias", tu pagaste "imposto"!!!!!!