sexta-feira, outubro 16, 2009

GERAÇÃO "PHONIX"

REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'


Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

Esta composição foi escrita por um aluno do 9º ano de uma Escola Secundária algures em Portugal.

O Sifrónio dá-lhe razão e vai mais longe:

- Para que serve andar a queimar as pestanas a tirar um curso de engenharia se o destino do licenciado poderá ser, na melhor das hipóteses, a Austrália a montar cercas de arame para os cangurus?

- Para que serve tirar um curso de economia se o destino do licenciado é quase de certeza, na melhor das hipóteses e com cunha, a operação de uma caixa de supermercado?

- Para que serve um curso superior de música se o destino é o rancho folclórico da aldeia ou do bairro?

- Para que serve um curso de direito, se o destino é carregar papéis de e para as conservatórias?

Menciono apenas estes pequenos exemplos, para de seguida avançar com a solução:

- Fechem-se os estabelecimentos de ensino cujas instalações serão vendidas às cadeias de hipermercados e bancos. Os professores, esses serão colocados, os titulares nas caixas e os "não-titulares" na segurança. Os alunos, como não há estabelecimentos de ensino mandam-se para o Algarve aprender inglês falado, que é a única matéria essencial e necessária para se arrumarem os carros dos turistas estrangeiros e carregar o material de golfe. Por fim os funcionários irão frequentar os centros de novas oportunidades, não vá o Ministério da Educação ter necessidade deles para servir os cafezinhos. Para esta última função também se poderão candidatar alunos recém-formados em inglês falado para as recepções às individualidades estrangeiras. Os filhos, netos e bisnetos dos políticos vão estagiando nos ministérios e na Assembleia da República até chegar a altura de darem o salto para Bruxelas e Estrasburgo e aí poderem adquirir a experiência necessária para outras funções em grandes organizações internacionais.

Nota: Este comentário entra na esfera da ficção e é inspirado em leituras de autores como Eça de Queirós, George Orwell, Wilhem Reich e Daniel Estulin, entre outros.

3 comentários:

Meow disse...

O menino tem é educação a mais. Eça? Orwell?
"Gimbras, táce mêma ber kiço é uma ganda ceca!"

Custa acreditar que esta composição seja verdadeira.
Não se faça nada e depois que se queixem do estado da educação desta gente!

Carlos Rebola disse...

Esta composição lembrou-me o rosto daqueles e daquelas, quase sempre jovens e de boa aparência, que aparecem na televisão a responderem estupidamente ou com um "não faço ideia" mas com grandes e estridentes gargalhadas às perguntes mais elementares.
São o rosto do "Zé ninguém" de Wilhem Reich, manipulado, usado e explorado, pelos snobes sociais do Eça, pelo "grande irmão" do G. Orwel e pelos sócios do "Clube de Bilderberg".
Os avisos estão aí, mas as suas gargalhadas estridentes não os deixam ouvir.

Um abraço
Rebola

Cannibal Corpse disse...

Não preciso ler composições de alunos de 9º ano para ficar chocado.

Chocante é ver adultos escreverem de forma pior, como em tantas redes sociais, onde o tipo de escrita "pitês" é idolatrada como forma de expressão.

Viva o acordo horto-gráfico.

Isso também me choca...