NACIONALIZAÇÕES
As nacionalizações, até agora típicas dos estados socialistas, afinal também se praticam nos estados capitalistas. Este caso não é único em países capitalistas! Já em Inglaterra se passou coisa semelhante.
À primeira vista, há tendência para pôr tudo no mesmo saco: nacionalização é nacionalização e pronto! Mas não! Há grandes diferenças nos modelos: enquanto os estados socialistas nacionalizam para tornar o estado no único monopolista, entendendo-se o estado como o conjunto dos cidadãos, os estados capitalistas nacionalizam para retirar responsabilidades a privados (oportunistas e especuladores) e transferir o ónus dessas mesmas responsabilidades para os cidadãos.
Temos agora que introduzir novos conceitos de nacionalização: a nacionalização socialista, que enriquece o estado e a nacionalização capitalista, que empobrece o estado.
2 comentários:
Amigo Sifrónio
Esta é a viagem do "capitalismo selvagem" proventos especulativos para alguns custos dessas especulações para todos. Neste caso particular os americanos (povo) paga pela especulação 200 mil milhões de dólares.
No entanto onde as nacionalizações dos recursos naturais revertem a favor dos povos, estão contra, dois pesos duas medidas, uma política, a do "capitalismo selvagem", a mesma do clube de Bilderberg. Veja-se em
http://www.syti.net/Organisations/Bilderberg.html
Um abraço
Carlos Rebola
Ou seja, o socialismo dos banqueiros!
Lucros pra eles, prejuízos pague o Zé Povinho!
(Acabamos sempre a pagar...)
Enviar um comentário