quarta-feira, março 28, 2007

ENERGIAS E COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS


Há décadas que pessoas responsáveis vêm alertando para os perigos da poluição e do esgotamento dos recursos naturais. Há décadas que os Amigos da Natureza chamam a atenção do mundo, principalmente dos países desenvolvidos (aqueles que maior responsabilidade têm nesta matéria), para o problema. Há décadas que membros de associações ambientalistas são incomodados, perseguidos, e até presos.

Surge agora, o interesse pelas energias limpas (isto é, sem petróleo). Porquê só agora o "poder" ou a "ordem mundial" toma consciência ambiental? Surgiu uma "nova ordem"? Ou porque o "amigo americano" se interessou por tal matéria? Talvez! Mas também e outra vez, o lobo vem disfarçado de cordeiro.

O interesse neste tipo de energia é, pura e simplesmente, económico. Vejamos o caso do biodiesel (produzido a partir de óleos vegetais), etanol e outros produtos refinados. Pois bem, no caso do biodiesel, exige-se cultura intensiva (as economias de mercado assim aconselham) de girassol, colza, milho e outras oleaginosas, utilizando enormes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas, com estrondoso impacto nos lençois freáticos e correntes superficiais com a consequente contaminação, irreversível, da água. Já no caso do etanol, além dos problemas causados pela cultura intensiva da cana do açúcar, por exemplo, são necessários quatro litros de água para produzir um litro de ácool.

Quem cultiva/subsidia? Obviamente, as grandes multinacionais ligadas também à produção de produtos químicos para a agricultura e dos "famosos" transgénicos.

A energia e os combustíveis tornar-se-ão mais baratos? Claro que não! E já temos exemplos.

E o bem mais precioso do mundo, a água? Pois, por enquanto vai-se camuflando com aditivos para habituar o "Zé" aos novos sabores e se o petróleo pode demorar pouco mais de uma década a esgotar, a água nem de tanto tempo precisará!

Há solução? Claro que há, basta para isso admitir o óbvio: O sol, o vento, as marés e as correntes (marítimas ou fluviais) são, quer se queira, quer não, as grandes fontes de energia! É preciso aproveitá-las, mas... com racionalidade!

quinta-feira, março 22, 2007

INSINUAÇÃO LAMENTÁVEL?

Segundo a imprensa de hoje, o senhor PM classificou de "insinuação lamentável" a notícia acerca da sua "licenciatura". Pois senhor PM, está na hora de agir e não de tecer comentários! Onde está a sua coragem? Aquela coragem que mandou para a Aposentação Compulsiva, o polícia que o mandou para o Quénia? Aquela coragem que mandou o MDN dar ordens às chefias para castigarem os militares que, orgulhosamente exibiram o seu uniforme, naquele passeio que os senhores apelidaram de "manifestação"? É dessa coragem que o senhor deve puxar para mandar instaurar um processo judicial por "insinuação lamentável" aos jornalistas que fizeram saír a tal notícia que afinal é uma "insinuação". Porque não o faz? Tem medo dos jornalistas ou afinal não há nenhuma insinuação? Coragem homem!

quarta-feira, março 14, 2007

AFINAL, É OU NÃO É ENGENHEIRO?


Saíu n' "O Crime" de 8 de Março uma notícia que põe em dúvida o facto de o "Zequinha" ser ou não engenheiro. Parece que se ficou por um bacharelato, mal tirado e todo o resto são "tretas"!
Agora pergunto eu: Qual é o problema? Para se ser PM é preciso ter habilitações? E para ser político? Não está em causa que lhe chamem engenheiro... já ouvi chamar-lhe outras coisas e também não sei se o é... Afinal o que interessa aqui é a verdade! E para restabelecer a verdade e a ordem, aí está: "A história (não será estória?) que nunca foi contada". Parece-me ser uma boa obra, ao jeito de "Eu Carolina"! Ao invés, estamos perante um caso de culto de personalidade e qualquer dia damos por nós a contemplar a estátua ao "Zequinha", em Vilar de Maçada, para começar!

sexta-feira, março 09, 2007

PODE LÁ SER?

Pode lá ser que o governo queira retirar os dias de férias que um governo quase igual a este deu? Pode lá ser que o governo queira obrigar os funcionários públicos a trabalhar mais horas? Pode lá ser que o governo mantenha as progressões nas carreiras congeladas eternamente? Então e as mordomias do poder político? O orçamento da Presidência da República é, com este PR, superior em 12% ao do anterior! Este PR acumula três vencimentos superiores a 2500 euros cada, com o vencimento de PR! Pode lá ser? Apertar o cinto? Há trinta anos que o andamos a fazer! E o Poder Político, quando é que começa?

Enervo-me ao ouvir comentários do género: "Alguém tinha que fazer isto". "Pôr ordem na casa". "Ele tem coragem"!

Mas como é que nos podemos resignar, perdendo direitos? A favor de quem? Já viram algum corajoso "bater" nos mais fracos? É coragem ou cobardia? Ele que "bata" nos mais fortes (políticos, Sonaes, PT's, EDP's etc.) e então aí chamem-lhe valente! E já agora falemos das reformas que ele tem feito: Reforma da Saúde (fecho de maternidades, unidades de urgências, etc.), Reforma do Ensino (fecho de escolas), Reforma da Defesa (venda dos quatéis militares), Reforma da Economia (centenas de milhar de trabalhadores para o desemprego, fecho e deslocalização de dezenas de empresas) Reforma da Administração Pública (congelamento da progressão nas carreiras que já dura há dois anos, 150 mil manifestantes em Lisboa) e podíamos estar aqui até amanhã a falar em "reformas" que estes tipos têm feito!

Por este andar, qualquer dia estas reformas ainda chegam à Presidência da República (fecho), à Assembleia da República (fecho), aos ministérios (a maioria que bem podia já ter fechado!) e entrega-se isto ao Rei de Espanha, que já cá viveu e conhece bem os Portugueses.

terça-feira, março 06, 2007

PALMAS

Tiro o meu chapéu ao Juiz do Tribunal de Gondomar! Finalmente hoje começou a fazer-se justiça! Será? Quando é que prendem o "papa"? Que o apito dourado se transforme na maior prova de combate à corrupção e ao "crime de colarinho branco"! Palmas!!!