terça-feira, fevereiro 27, 2007

MAIS UMA PARA PENSAR

Não costumo ouvir as notícias vulgares com muita atenção. Ouço-as assim como um ruído de fundo, como o barulho num sítio público. Mas desta vez uma tal Universidade Independente está a ser palco de notícia, por causa dos reitores e dos vice-reitores e dos donos e dos advogados dos reitores e dos donos e dos vice-reitores, enfim uma confusão! (pensava eu, que sou ingénuo). Só que toda esta gente anda misturada com... diamantes! Pode ser que sejam falsos! Até podem ser! Quem sou eu para dizer o contrário? Hem? Mas então porque é que a maioria das acções da dita cuja, pertencem a Angolanos? Porque não a Moçambicanos? Ou a Guineenses? É que eu também ouvi dizer que em Angola é que havia diamantes (e eu acredito em quase tudo!). E de repente veio-me à lembrança aquela situação de um conhecido político da nossa praça ter caído juntamente com um avião em Angola(Jamba) e que disseram que era por causa dos diamantes! E que a mãe dele se tornou católica por causa do milagre de ele ter ficado vivo e, acima de tudo, continuado na política! Não sei, mas que disseram... disseram!

Agora a sério: O que eu não sabia era que o nosso Primeiro tinha concluído o curso de engenharia civil naquela universidade! Ó meu Deus! Que mais me irá acontecer? Eu que pensava que o homem tinha estudado nas melhores Universidades Públicas! (Sim públicas, ou há dúvidas que as melhores são as públicas?) Agora entendo porque é que ele tem horror à "coisa pública"! Deus lhe perdoe porque eu não consigo!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

CATÁSTROFES

Gostaria de chamar a atenção aos comentadores de gabinete, para que quando pensarem em falar nos militares (e noutras forças de intervenção que dão o corpo ao manifesto nas tragédias que infelizmente ocorrem neste país, muito por culpa da conversa em vez de acção), batam na boca antes de dizer asneiras e mentiras avulsas! É que qualquer "monte de cócó" tem a mania de desancar a torto e a direito, muito por culpa da sua própria falta de formação, informação e também memória. Tivemos o exemplo do naufrágio da Nazaré. O que aconteceu foi unica e simplesmente por culpa de quem? Provavelmente do armador (dono do barco). Onde é que estavam os coletes de salvação individual? São obrigatórios! E a jangada pneumática que abre automaticamente em caso de naufrágio e é um meio de salvamento colectivo (dá para 10 pessoas)? É obrigatória! E por que motivo é que o barco andava a arrastar quase na praia? É proibidíssimo!!!
Sei a resposta mas não a dou porque tenho mais vergonha que essa gente incluindo aquele "pascaço" que se dizia representante dos pescadores e famílias (mais um chulo!) e veio a Lisboa ser "recevido" pelo "sinhor" ministro!

Não é necessário recuar trinta e tal anos, basta começar pelas cheias no Ribatejo, passando pela Ponte de Entre-Os-Rios para chegar agora ao comboio do Tua. Tomaram atenção ao que viram? Quem foram, são e serão aqueles que dão o corpo ao manifesto, com os riscos que isso implica? Sempre os mesmos "desgraçados"! E quem é que aparece na televisão para "cagar a posta" sobre o assunto? Sempre a mesma "cambada"! E os comentadores de gabinete à espera para ver se alguma coisa corre mal! Vão trabalhar!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

CRIAÇÃO

Criei este blog no dia 11 de Fevereiro de 2007, dia de Referendo Nacional para a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas. Ganhou o "Sim" com 59% dos votos e com uma abstenção de 56,4%. Saltaram logo os políticos a reclamarem vitória de parte a parte, como de costume! Durante a tarde o Presidente da República, Prof. Cavaco Silva veio a público afirmar que os referendos são necessários para convidar os Portugueses a participar quando os assuntos "são de maior importância para o País". Apetece perguntar: Então e os deputados? Estão ocupados com os assuntos de menor importância? Assuntos de "lana caprina", tais como o emprego, a segurança social, a educação?

NATUREZA

Ocorreu hoje, às 10 horas e 36 minutos de Portugal Continental, um sismo 160 Km a SW do Cabo de S. Vicente. Fez-se sentir em Lisboa, foi rápido (4 a 6 segundos) mas forte (magnitude 5,8 na escala de Richter). Há 30 anos que não se sentia um "abanão" assim.

SOCIEDADE

Fez-me rir aquela intervenção do Juiz jubilado (caducado!) que não lembrava ao mais inculto cidadão, afirmar perante as câmaras da TV aquela barbaridade sobre o pagamento do processo do pedido de Habeas Corpus para o Sargento Gomes. Realmente apetece perguntar se alguma vez a justiça esteve bem neste país! Com cromos daqueles! Já agora, Sr. Doutor Juiz, permita-me um desabafo que se diz na minha Terra: vá p'ró lume!

POLÍTICA

Não deixa de criar alguma preocupação, o facto da última adesão do Povo Português às urnas, se traduzir em mais de 50% de abstenção! Será que os políticos estão atentos? Ou será que essa abstenção lhes interessa? Como diz o povo: "quem cala... consente!" e "quem não aparece... esquece". Será que o nosso povo está assim passados 30 anos? É mau presságio, porque a última maratona durou 48!!!
Também não deixa de ser preocupante constatar que os jovens se alheam daquilo que por direito lhes assiste, a eles e a nós: a participação cívica.
A "esperar para ver o que dá" normalmente dá em nada. A juventude tem uma palavra a dizer, já que o futuro lhe pertence.

DESPORTO

No sábado 10/02/2007, o meu Benfica foi eliminado, pelo Varzim (2-1) para a Taça de Portugal. Dos grandes, só o Sporting continua em prova, já que o F.C.P. tinha sido eliminado pelo Atlético (1-0) nas Antas.