sexta-feira, setembro 19, 2008

SOLIDARIEDADE: JUSTIÇA PARA FLÁVIA

A História de Flávia e a lentidão da Justiça Brasileira em seus jugamentos. Ler mais ...

terça-feira, setembro 09, 2008

NACIONALIZAÇÕES

"A administração Bush nacionalizou as duas maiores hipotecárias americanas para evitar a falência da Freddie Mac e Fannie Mae. Os contribuintes americanos vão pagar 200 mil milhões de dólares, cerca de 140 mil milhões de euros". (Ler notícia).


As nacionalizações, até agora típicas dos estados socialistas, afinal também se praticam nos estados capitalistas. Este caso não é único em países capitalistas! Já em Inglaterra se passou coisa semelhante.


À primeira vista, há tendência para pôr tudo no mesmo saco: nacionalização é nacionalização e pronto! Mas não! Há grandes diferenças nos modelos: enquanto os estados socialistas nacionalizam para tornar o estado no único monopolista, entendendo-se o estado como o conjunto dos cidadãos, os estados capitalistas nacionalizam para retirar responsabilidades a privados (oportunistas e especuladores) e transferir o ónus dessas mesmas responsabilidades para os cidadãos.

Temos agora que introduzir novos conceitos de nacionalização: a nacionalização socialista, que enriquece o estado e a nacionalização capitalista, que empobrece o estado.